Para determinarmos os pólos de um ímã, ele deve ficar em uma posição para que ele possa girar livremente. Então, vamos supor que um ímã é levantado em seu centro de gravidade e logo após começa a girar até entrar em equilibrio em uma certa posição em que seus pólos magnéticos ficam apontados aproximadamente para os pólos geográficos da terra, ou seja, determinamos que a extremidade do ímã que aponta para o norte geográfico será o polo norte do ímã, asssim como a extremidade do ímã que irá apontar para o sul geográfico será o polo sul do ímã.
(Imagem extraída de http://efisica.if.usp.br/eletricidade/basico/imas/reg_polares/ em 10/03/2013 ás 18h21min.)
A seguir temos um vídeo que demonstra claramente o procedimento descrito anteriormente, só que no experimento realizado no vídeo, tem-se um ímã que é colocado sobre uma tampa de vasilha na qual é colocada flutuando em um recipiente com água. Neste experimento pode-se concluir também que a extremidade do ímã que aponta para o norte geográfico será o polo norte do ímã, asssim como a extremidade do ímã que irá apontar para o sul geográfico será o polo sul do ímã.
Acredito que há uma discordância quanto a definir os polos, explico com este pequeno texto extraído da internet, sem a pretensão de ser unânime...
ResponderExcluirA bússola é um instrumento bastante simples. O seu funcionamento baseia-se na conjugação do magnetismo da sua agulha com o magnetismo da Terra.
Sabemos que a Terra é um imã, que contém um campo magnético, campo este que induz a agulha da bússola a marcar os pontos cardeais. Estes pontos cardeais indicam os 4 pólos em que a Terra está dividia: Norte, Sul, Leste e Oeste.
No entanto, para interpretar uma bússola, é necessário ver a Terra pelo seu magnetismo, ou seja, no mapa o pólo norte geográfico situa-se em cima e o pólo sul em baixo. Magneticamente falando, o pólo norte magnético fica em baixo e o pólo sul magnético fica em cima.
Funcionamento
A agulha da bússola é magnética o que faz com que, aliada ao magnetismo da Terra, ela se desloque em um sentido. Sabendo que pólos opostos se atraem, a parte norte da bússola é atraída pelo sul magnético da Terra (o pólo Norte geográfico) e a parte sul da bússola é então atraída pelo norte magnético da Terra, indicando-os assim no disco de leitura.
A agulha da bússola geralmente tem marcado a vermelho o Norte e o Sul a preto, ou simplesmente marca com um "N" e um "S". Assim o utilizador consegue saber onde fica o Norte e o Sul da Terra, podendo definir a sua direção.
Cabral PY2RT
Continuar lendo: http://tempolivre.umcomo.com.br/articulo/como-funciona-a-bussola-8868.html#ixzz3TzxEJCn9
pega no mel
ResponderExcluirMas o sul magnético não é o norte geográfico, e o sul geográfico o norte magnético? Eles tem uma diferença de 191°.
ResponderExcluir