domingo, 10 de março de 2013

Como Determinar os Pólos Magnéticos de um Ímã

Para determinarmos os pólos de um ímã, ele deve ficar em uma posição para que ele possa girar livremente. Então, vamos supor que um ímã é levantado em seu centro de gravidade e logo após começa a girar até entrar em equilibrio em uma certa posição em que seus pólos magnéticos ficam apontados aproximadamente para os pólos geográficos da terra, ou seja, determinamos que a extremidade do ímã que aponta para o norte geográfico será o polo norte do ímã, asssim como a extremidade do ímã que irá apontar para o sul geográfico será o polo sul do ímã.
regiões polares de um imã

(Imagem extraída de http://efisica.if.usp.br/eletricidade/basico/imas/reg_polares/ em 10/03/2013 ás 18h21min.)


A seguir temos um vídeo que demonstra claramente o procedimento descrito anteriormente, só que no experimento realizado no vídeo, tem-se um ímã que é colocado sobre uma tampa de vasilha na qual é colocada flutuando em um recipiente com água. Neste experimento pode-se concluir também que a extremidade do ímã que aponta para o norte geográfico será o polo norte do ímã, asssim como a extremidade do ímã que irá apontar para o sul geográfico será o polo sul do ímã.
(Vídeo extraído de http://www.youtube.com/watch?v=Z_ygxqMa61Y em 10/03/2013 ás18h30min.)

3 comentários:

  1. Acredito que há uma discordância quanto a definir os polos, explico com este pequeno texto extraído da internet, sem a pretensão de ser unânime...


    A bússola é um instrumento bastante simples. O seu funcionamento baseia-se na conjugação do magnetismo da sua agulha com o magnetismo da Terra.

    Sabemos que a Terra é um imã, que contém um campo magnético, campo este que induz a agulha da bússola a marcar os pontos cardeais. Estes pontos cardeais indicam os 4 pólos em que a Terra está dividia: Norte, Sul, Leste e Oeste.

    No entanto, para interpretar uma bússola, é necessário ver a Terra pelo seu magnetismo, ou seja, no mapa o pólo norte geográfico situa-se em cima e o pólo sul em baixo. Magneticamente falando, o pólo norte magnético fica em baixo e o pólo sul magnético fica em cima.
    Funcionamento

    A agulha da bússola é magnética o que faz com que, aliada ao magnetismo da Terra, ela se desloque em um sentido. Sabendo que pólos opostos se atraem, a parte norte da bússola é atraída pelo sul magnético da Terra (o pólo Norte geográfico) e a parte sul da bússola é então atraída pelo norte magnético da Terra, indicando-os assim no disco de leitura.

    A agulha da bússola geralmente tem marcado a vermelho o Norte e o Sul a preto, ou simplesmente marca com um "N" e um "S". Assim o utilizador consegue saber onde fica o Norte e o Sul da Terra, podendo definir a sua direção.
    Cabral PY2RT
    Continuar lendo: http://tempolivre.umcomo.com.br/articulo/como-funciona-a-bussola-8868.html#ixzz3TzxEJCn9

    ResponderExcluir
  2. Mas o sul magnético não é o norte geográfico, e o sul geográfico o norte magnético? Eles tem uma diferença de 191°.

    ResponderExcluir